Como saber se minha asma está bem controlada?

Como saber se minha asma está bem controlada?

O principal objetivo do tratamento da asma é o controle dos sintomas/crises. Por isto, boa parte das perguntas que o seu médico faz nas consultas é justamente para definir se sua asma está bem controlada, e, se é preciso manter, aumentar, reduzir ou trocar os medicamentos que você está usando.

De um modo simplificado, se você consegue ter uma vida “normal”, ou seja, sem limitações para atividades físicas, sem despertares durante a madrugada por crises da asma, se usa a bombinha das crises poucas vezes (até 1 a 2 vezes na semana) e se consegue suportar pequenas exposições ambientais e variações climáticas sem ter crises, isto significa que sua asma está controlada.
Você também pode fazer esta avaliação de forma mais objetiva, acessando alguns testes e definindo se sua asma está bem controlada ou não:

Classificação do Controle da Asma (Gina, 2022):

(Nas últimas 4 semanas:)
– Apresentou sintomas diurnos mais de 2x por semana
– Apresentou despertar noturno devido à asma
– Usou beta-agonista de curta duração (Salbutamol/Aerolin) pelo menos 2x por semana para alívio dos sintomas
– Apresentou limitação das atividades diárias devido à asma
(0 critérios = asma controlada, 1 a 2 critérios = asma parcialmente controlada, 3 ou 4 critérios = asma não controlada)

ACT (Asthma Control Test/Teste de Controle da Asma) acessando o site:

https://www.asthmacontroltest.com/pt-br/welcome/

(20 a 25 pontos = asma controlada, 15 a 19 pontos = asma pode não estar bem controlada, 0 a 14 = asma pode estar mal controlada)

Caso os resultados destes testes mostrem que sua asma não está bem controlada, você pode antecipar sua consulta com o seu médico. Isto deve melhorar a sua qualidade de vida e diminuir o risco de crises graves.